IDENTIFICAR NOSSOS PROBLEMAS DO DIA/DIA E APRESENTAR A MELHORAR MANEIRA DE RESOLVE-LO "IN LOCO"...

T.'.F.'.A.'.

Proteção de um Veículo

Acabamento Pintado Externo de Um Veículo
Deveremos sempre pensar nas fases de proteção contra corrosão e do embelezamento do produto final...
Acabamento Pintado Externo
Uma das primeiras coisas que o comprador verifica é o acabamento pintado e a forma/estilo do veículo. O brilho, alastramento, limpeza demonstrada em uma carroceria depende muito do processo de pintura...e dos matérias a serem utilizados...fosfatização, eletrodeposição..primer / fundo ...base/cor ...verniz/brilho...também considerado neste conceito a durabilidade do acabamento.... consideramos a satisfação do cliente

Fase 1:. Fosfatização

O processo de Fosfatização podera ser por imersão e/ ou aspersão "Spray ", também poderemos utilizarmos os dois processos conjugados.

Fosfatização é um processo em metalurgia de proteção superficial de metais, que consiste em se recobrir peças metálicas com fosfatos de zinco, ferro e manganês, tanto na forma de fosfatos neutros (PO4−3) quanto monoácidos (HPO4−2).

Devido a pouca solubilidade dos fosfatos destes elementos químicos, depositam-se na superfície metálica na qual pretende-se a proteção ana forma de fina camada de cristais após o contato com soluções destes, sob determinadas condições.

Servem como um revestimento de conversão no qual uma solução diluída de ácido fosfórico, a qual é aplicada via spray ou imersão, quimicamente reage com a superfície da parte sendo revestida para formar uma camada de fosfatos cristalinos insolúveis.

O retículo (disposição), a forma do revestimento e a velocidade de sua formação dependem dos fosfatos em questão e dos processos e condições durante sua formação.

Estas películas de fosfato possuem as seguintes propriedades principais: alto poder isolante químico e elétrico e baixa porosidade, as quais em conjunto atuarão para impedir a transmissão de correntes elétricas galvânicas, grande adererência à superfície metálica, boa adesividade aos lubrificantes (visando melhorar a lubricidade) e tintas e vernizes, com baixo custo de aplicação. São usadas sobre peças de aço para aumentar a resistência à corrosão.

Uma condição para a aplicação da fosfatização é a limpeza das peças, tando por desengraxe quanto por decapagem, visando respectivamente a remoção de óleos e graxas e a remoção de óxidos.

Revestimentos de conversão em fosfato podem também ser usados sobre alumínio, zinco, cádmio, prata e estanho e suas ligas

Fase 2:. Eletrodeposição – Fundo/Primer de Proteção-ELPO/KTL/DPE

As partes metálica de um carro, pick up e/ou caminhão leve, possuem formação complexa, isto é, na montagem na área de funilaria as peças juntadas por solda e/ou adesivos irão formar caixas ou áreas impossíveis de serem pintadas ou protegidas por pintura normal de imersão e;ou de aspersão / spray..., em função desta dificuldade teremos que fazer esta proteção através de um sistema complexo chamado eletrodeposição.... Através de eletrodos a carroceria metálica é eletricamente carregada e depois imersa num banho de tinta , este banho é composto de partículas de pintura com carga oposta, portanto acontecerá o fenômeno de atração da tinta para a superfície metálica da carroceria, depois esta partículas de tinta serão neutralizadas e após a estufa/Cura podem ser polimerizadas , formando um filme consistente e resistente. Desde o projeto das carrocerias os engenheiros de produtos nas áreas de projetos preparam as carrocerias criando furos ou rasgos de acessos e saídas dos materiais de proteção objetivando facilitar a manufatura das mesmas, sendo esta o catodo no processo (objetivo auxiliar a proteção contra corrosão do aço). Os produtos depositados são denominados eletrodeposições catódicas.

Os produtos compostos do banho na eletrodeposição precisam apresentar um alto poder de penetração (capacidade de penetrar profundamente em fissuras) como também excelente poder de proteção contra corrosão. O banho deverá conter produtos de eletrodeposição compatíveis os substratos da indústria automotiva (aço, aço revestido por zinco, ligas de alumínio, etc.). O produto final deverá se apresentar com acabamento uniforme e bastante liso, proteção internas das peças( melhor penetração e deposição do material), como também proteção nas bordas ...

Fase 3:. Aplicação de um Fundo e/ou Primer:.

Objetivando melhorar o acabamento do material eletroforético ( ELPO/KTL), isto é, suavisando as irregularidades, melhorando a resistência a batida de pedras, como também e ajuda a proteger o substrato contra a luz visível e UV e unir com custo e benefício o acabamento que dará a cor final, somos obrigado a aplicar uma camada de revestimento que una o substrato ( material da peça) e o acabamento que dará a cor final , este produto é denominado primer e/ou fundo...é a camada de revestimento que une um substrato com proteção à corrosão ao acabamento final-Basecoat/clearcoat..

Com objetivo de minimizarmos custos poderemos se assim for possível utilizar os " Primers coloridos", este com a cor bem próxima do (basecoat),.

Fase 4:. Basecoat- Cor da base

A "Basecoat " – Cor da Base é a camada de revestimento que será a cor final, neste poderemos adiconar efeitos sólidos, metálicos- flocos de alumínio e perolizados- adição de micas e outras pigmentação, isto é, cor com efeitos estéticos. A basecoat deverá apresentar uma aparência uniforme que dure por muitos anos sem perder a cor / desbotar (calcificação) .

Atualmente poderemos aplicar a basecoat com duas camadas, TR|ês camadas e quando possível no processo de pintura efeitos com interferências-Tricoat...

Fase 5:. Clearcoat- Verniz

Verniz , também denomiado "Clearcoat " é o revestimento / material que estará exposto ao meio ambiente, deverá apresentar ótimo brilho- beleza, alastramento e excelente resistências químicas e mecânicas Este material "Clearcoat " deverá possuir desempenho tecnológico e características como resistência ao ataque ácido ambiental, a fezes de pássaros, riscos causados por máquinas lava-jato e outras influências externas.