IDENTIFICAR NOSSOS PROBLEMAS DO DIA/DIA E APRESENTAR A MELHORAR MANEIRA DE RESOLVE-LO "IN LOCO"...

T.'.F.'.A.'.

Proteção Contra Corrosão - Automóveis

O conteúdo desta apresentação visa participar aos colegas sobre o desafio de fazermos proteções contra corrosão utilizando os dois processos clássicos mundialmente conhecidos: fosfatização e o acabamento pintado combinando com desenvolvimento materiais alternativos. Sabemos que um automóvel é um bem com alto valor econômico agregado e deve proporcionar aos nossos clientes todo o entusiasmo que o levou adquiri-lo.

Objetivando o Total Entusiasmo do Cliente deveremos oferecer um veículo em perfeitas condições de uso e mantê-lo protegido por um determinado tempo, mesmo que este veículo fique exposto a atmosferas diversas agressivas.
Recentemente, montadoras de veículos e fornecedores introduziram garantias em seus produtos. Basicamente as garantias são oferecidas em termos de proteção contra corrosão da carroceria dos tipos de cosmética ou perfurante. Existem também garantias totais de veículos, considerando a parte mecânica, elétrico-eletrônica, mas por um período menor de tempo.
Estas propostas foram consideradas positivas mas criaram expectativas em nossos consumidores, portanto cada vez mais nossos especialistas precisam desenvolver matérias alternativos com pequenos ou nenhum acréscimos de custo agregados em seu produto, isto é, o desafia para os especialista é melhoria de qualidade agregada sem acréscimo de custo.
Basicamente nosso trabalho se prende as melhorias de materiais, processos, produtos e oferecem também melhores condições de trabalho a nossos operadores de montagem ou fabricação. 

CONHECIMENTO / EXPERIÊNCIAS:

Este estudo e tentativa de acerto estão interligados a vários fornecedores de materiais para as montadoras de automóveis. O estudo começou com objetivo de melhoria de qualidade de nossos produtos.Objetivando o entusiasmo de nossos clientes a nossa companhia mantém estudos de melhorias continuas.Muitas vezes a procura de melhorias de qualidade percebemos que alguns novos materiais agregavam além de melhorias de qualidade, também podem trazer em alguns casos redução de peso e de custo por unidade montada.

Objetivando portanto a melhoria de produto, que em nosso caso é o veículo, este trabalho apresenta algumas alternativas de materiais de nova geração não esquecendo também melhorias de processos e equipamentos. Percebemos que já no projeto teremos que levar em consideração todas as fases que um veículo terá que passar para ser montado. Considerando na fase do projeto, definição de materiais tanto de fabricação como de processos, ferramentais, etc.

Para iniciarmos faremos algumas considerações e afirmações:

Definição Geral de Corrosão:
Corrosão é a deterioração do material pela integração do meio com o material.Podendo ser um ataque químico e/ou eletroquímico, o qual afeta a superfície. Não somente materiais metálicos sofrem este ataque, também os materiais não metálicos são afetados. Por exemplo o vidro em ácido sulfúrico, madeira soterrada/submersa, plástico em solventes orgânicos.

         METAL  +  MEIO  AMBIENTE  =  CORROSÃO
               

                Com objetivo de fazer  algumas avaliações / verificações  fomos obrigadoa controlar o avanço da corrosão. Com esta consideração  foram criados alguns testes específicos.

 

 

Testes de Corrosão Acelerado e Não Acelerado:

Teste em Laboratório. ( Acelerado ).
Testes de laboratório são caracterizados por testar peças que são consideradas não de grande porte ou partes das peças. São utilizadas soluções químicas tentando simular as condições em que o veículo vai ser exposto.  O resultado do teste de laboratório pode nos dar parâmetros para   tomada de decisão., mas algumas vezes o resultado do teste não reflete o que acontece realmente no campo, portanto não devemos simplesmente tomar uma decisão baseados somente no resultado de teste de um teste e sim levar em consideração todos os fatores envolvidos.
Exemplo\; borrifos de água salgada, teste em câmara úmida, teste de batida de pedra, etc.

Teste de Corrosão no Campo – pode ser Não-acelerado ou Acelerado :

Não Acelerado:
Acabamento pintado e/ou outros acabamentos considerados para proteção são frequentemente avaliados em teste de campo e comparados com resultados de testes feitos em laboratórios.As peças e/ou amostras são colocadas em suportes e expostas às atmosferas marinhas, industrial ou urbana.

Acelerado:
                Em adição aos testes já mencionados, fazemos um teste todo monitorado no Campo de Provas de Cruz Alta, na cidade de Indaiatuba, estado de São Paulo. Este teste simula as condições severas quanto à corrosão que um veículo possa ser exposto. O resultado do teste de corrosão acelerado pode qualificar o produto ou não. Durante este evento, os veículos são submetidos a vários ciclos de testes, os quais simulam as condições normais das estradas e rodovias brasileiras e também de países aos quais exportamos.

Os pontos falhos são facilmente reconhecidos neste teste e logo identificados eliminados.

                O programa de teste inclui:

 

  • Teste de Torsão: fig.1

               

 

Em uma rampa o veículo é submetido ao teste de torsão. Durante o evento veículo é conduzido alternadamente uma vez para frente outra vez para trás. Neste teste as junções seladas por massas são bastante solicitadas e especialmente examinadas e possíveis pontos fracos são facilmente identificados e posteriormente eliminados.

Teste de Rodagem:fig.2

 No teste de rodagem o veículo é submetido a vários tipos de pavimentos como blocos, asfalto irregular, lama, pedriscos, etc.Além dessas pistas o veículo é submetido a banhos periódicos de névoa salina e borrifos de água salgada.

  • Câmara úmida :fig.3

           
O veículo é submetido ao teste de umidade em uma câmara especial, por diferentes períodos de tempo.

  • Final do Teste,Inspeção e Avaliação dos resultados. Fig.4

 

               

Após o final do teste o veículo é totalmente desmontado (separado ponto por ponto de solda/adesivo),  inclusive as peças agregadas como reforços, tampa do porta malas , painel do cofre, longarinas. Nesta fase verificamos os possíveis focos de corrosão nas áreas internas (coluna,soleiras,etc.). Aproveitando convidamos os departamentos envolvidos  e muitas vezes os fornecedores de peças e tintas que possuam conhecimento adquiridos com os testes anteriores e verificações em campo.Portanto após as análises necessárias , este grupo de trabalho faz as recomendações necessárias para melhorar o sistema de proteção.Nesta fase cruzamos os resultados de campo com os frotistas, comunicados de concessionárias  
Para termos um bom resultado para proteção contra corrosão nós temos que começar o trabalho na parte de projeto da carroceria.

  • Projeto da Carroceria:
  • Escolha do metal base – chapa de aço – pré-revestida – zinco / zinco&ferro / níquel ou outro material.


A - Peças Externa                       B - Peças Interna
Exemplo de uma linha de Galvanização

  • Preparar peças para receberem o processo vedação na funilaria ou o processo de pintura, isto é, criar furos de acessos e saídas dos banhos de fosfato e elpo-primer.

Dar condições de deposição de massas de vedações ou proteção de bordas.

Crias drenos para entrada ou saída dos materiais as protetivos : fosfato, elpo – primer ou de água.

Regiões que recebem proteção de bordas ou batidas de pedras.


A – Adesivo Estrutural              B – Massa  de Vedação
Existem também adesivos pré-moldados, que poderemos aplica-los tanto na funilaria como na área da pintura.Esses materiais podem ter agentes  expansivos 0-400 de expansão ou não, dependendo da necessidade, existem casos que deverão ser também estruturais.

Em alguns casos poderemos utilizar peças para protegermos contra batida de pedra.


No caso de montagem de vidros: para-brisas, vigia e vidros laterais,  muitas vezes este vidro coligado com o adesivo resulta em uma estruturação da carroceria na ordem de 14 a 40%.

  • Evitar cantos vivos e possíveis alojamentos de detritos (água, sujeiras,etc.) que poderão ocasionar focos de corrosão.
  •  Sistema de Proteção na área da Pintura-fig.5

  • pre-limpeza;2-pre-desengraxe;3-fosfatização;4-limpeza;5-elpo-primer;6-lavagem-spray;7-lavagem imersão;8-estufa;9-lixamento;10-vedação;11-limpeza;12-primer de preenchimento;13-estufa;14-PVC-anti-pedra;15-estufa;16-lixamneto-limpeza;17-limpeza;18-cor da carroceria;19-estufa;20-inspeção final;21-cera de cavidades;22-cera de transporte;23verniz protetor;24-cera de proteção ou filme plástico.

        
Acima mostramos as fases do processo de proteção que a chapa de aço recebe após Sistema de Pintura, neste caso estamos mostrando uma chapa não revestida, mas existem chapas pré-revestidas com acabamento zinco, zinco/ferro ou material já processada na usina e aço.

Acima temos um esquema simples mostrando como funciona o Elpo-primer ou KTL.
         
Mostramos a proteção após a pintura, podendo ser aplicada logo após a pintura para evitar ”paint motilation” na montagem da tapeçaria ou proteção pra o transporta.Poderemos aplicar Cera Protetora ou Filme Plástico.

    • Aplicação de Cera Protetora

    • Aplicação de Filme Plástico – adesivado ou não adesivado


Precisamos também prover nossos veículos para diferentes montagens posteriores, podendo ser até uma blindagem contra projeteis balísticos ou acessórios montados em concessionárias.
Veículos Blindados: Mantas de aramida/Aços Especiais/Placas de Policarbonatos/Adesivos estruturais-PU/Vidros Especiais


Em alguns casos para exportações CKD, precisamos de proteções especiais, neste caso poderemos utilizar uma tecnologia relativamente nova, uma embalagem de material plástico para
armazenagem e transporte de peças metálicas que dispensa uso de óleos protetivos de corrosão. Sua linha de produtos inclui filmes de polietileno no qual é incorporado uma formulação de inibidores corrosão ( VCI – Volatile Corrosion Inhibitors ) que age contra os efeitos da umidade, sais e poluentes atmosférico.



Para reparos deveremos considerar materiais especiais, isto é, talvez materiais diferenciados que poderão ser utilizados nas concessionárias mantendo a mesma proteção da fábrica.
 

Alguns acessórios aplicados após a montagem do veículo, em  certos casos nas concessionárias.



Conclusão:
Precisamos fazer um veículo que realmente entusiasme o nosso cliente para que esse mesmo cliente seja um defensor de nossos produtos e o recomende aos seus parentes e amigos.
Percebemos que não podemos ser um simples engenheiro, mas sim verdadeiros cientistas “expertis” para inventarmos cada vez mais, porque notamos que o automóvel não mudou muito desde seu conceito inicial, continua com quatro rodas, mais uma sobressalente, um motor na frente, no meio ou atrás, mas acreditamos que unidos como verdadeiros Engenheiros poderemos cada vez mais manter o conceito inicial de um veículo e melhorar cada vez mais este produto que tanto ajuda nas nossas tarefas.